O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) foi eleito, por aclamação, presidente da Comissão Temporária Externa do Senado Federal, instalada nesta terça-feira (5). O colegiado, por 180 dias, vai acompanhar, avaliar, propor e aprovar soluções emergenciais para o enfrentamento das manchas de óleo no litoral do país. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi designado relator.
Contarato declarou que a comissão atuará para dar uma resposta eficiente na responsabilização e na mitigação dos danos ocasionados por esse crime ambiental. “A população está cansada de medidas que, infelizmente, não trazem um retorno efetivo”, observou o senador.
Já em sua instalação, a Comissão Temporária Externa aprovou a realização de diligência externa ao Rio Grande do Norte e em Pernambuco, nos próximos dias 8 e 9 de novembro.
Também, por requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) o colegiado convidará os ministros do Turismo, do Meio Ambiente, da Defesa, bem como o Secretário Nacional da Pesca e o Comandante da Marinha para prestarem esclarecimentos sobre o desastre ambiental. Além deles, representante da Polícia Federal para falar sobre a condução da investigação em curso.
Além de Contarato, Jean Paul e Randolfe, a comissão é composta pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Jaques Wagner (PT-BA), Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), Rodrigo Cunha (PSDB-AL) e Daniella Ribeiro (PP-PB).
Fonte: Agência Senado.
Comente nas redes sociais do senador: Facebook. Instagram. Twitter.