O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) anunciou em suas redes sociais que convidará o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para explicar possível autorização para mineração em terra indígena.
Nesta 2ª feira (4), em encontro com grandes investidores e mineradoras do Canadá, o ministro afirmou que estuda autorizar a atividade de mineração em terras indígenas e faixa de fronteira. “As restrições aplicadas a essas áreas não têm favorecido seu desenvolvimento. Ao contrário, elas se tornaram focos de conflitos e de atividades ilegais que em nada contribuem para seu desenvolvimento sustentável e para a própria soberania e segurança nacional”, disse Bento Albuquerque.*
“Mineração tem sido feita em nosso país sem segurança para a população e sem cuidados com o meio ambiente. Ainda estamos clamando por justiça em Mariana e Brumadinho. No entanto, o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) manifestou-se, publicamente, dizendo que estuda autorizar a atividade de mineração em terras indígenas e faixa fronteira. Não podemos permitir novos avanços sobre nosso território nacional numa canetada rápida. Precisamos de debates mais sérios, visando cuidar dos reais interesses da população brasileira, e, mais especificamente, dos direitos dos indígenas que têm, sim, de serem preservados à luz da nossa”, postou o senador.