O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, criticou a gestão de Ricardo Salles à frente do Ministério do Meio Ambiente (MMA), durante audiência pública conjunta com a Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC), realizada nesta quarta-feira.
Para Contarato, a pasta está sendo “desconstruída” pelo atual governo, que desativou secretarias, encerrou programas e trocou especialistas ambientais em cargos de direção de órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por militares.
Contarato manifestou preocupação com o status do Brasil perante a comunidade internacional. Ele observou que o país pode perder oportunidades comerciais por não atender a exigências de sustentabilidade de seus parceiros.
“O direito ambiental transcende o Estado brasileiro. O mundo está preocupado. A imagem do Brasil está sendo deteriorada, e com razão”, pontuou.