Em aparte ao discurso do senador José Serra (PSDB-SP), o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) prestou sua homenagem à Irmã Dulce, que será canonizada em cerimônia a ser celebrada pelo Papa Francisco, no Vaticano, no próximo dia 13 de outubro.
“O amor supera todos os obstáculos. Nós podemos exercer esse papel de Santa Dulce. E aí eu faço um apelo aos senadores e senadoras: que exercitemos mais o amor, porque foi isso, com humildade, com simplicidade e com coragem, que ela exercia. É aquilo que São Paulo diz: ‘Eu não vivo, mas Cristo vive em mim’.
Para o senador Contarato, o amor deve ser “um constante exercício”. Reportando-se às palavras da homenagem iniciada pelo senador José Serra, concordou: “como muito bem disse o senador (Serra), não é incidência menor do ódio, é não ter ódio. O que nós temos é que fazer uma grande corrente do bem, difundindo, propagando o amor”.
Contarato, também, disse: “Dulce dos pobres, estava ali suprindo um papel muitas vezes de obrigação do próprio Poder Público, do próprio Estado brasileiro.”