A Comissão Temporária Externa do Senado Federal reuniu-se com o vice-governador, Antenor Roberto, técnicos, dirigentes dos órgãos do comando unificado de acompanhamento das manchas de óleo do Rio Grande do Norte, representantes de voluntários e pesquisadores, neste sábado (9).
O início do dia foi em diligência à praia de Barra de Tabatinga, município de Nísia Floresta. O presidente da Comissão, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), o relator, senador Jean-Paul Prates (PT-RN), o vice-governador Antenor Roberto, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) e o deputado federal Rafael Motta (PSB-RN) acompanharam as ações de combate às manchas de óleo. Representantes do IDEMA (Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do RN), Defesa Civil, Marinha e prefeitura municipal de Nísia Floresta, acompanharam a diligência.
“Ontem, estivemos em Pernambuco, hoje, no Rio Grande do Norte. Constatamos e consideramos ser inadmissível a União ter demorado tanto a cumprir o seu papel, não ter sido acionado o Plano Nacional de Contingenciamento, ter extinto o comitê executivo desse Plano. Temos um departamento de emergência ambiental que ficou sem presidente por seis meses e na área ambiental nós estamos presenciando um desmonte no Ministério do Meio Ambiente. Tudo muito lamentável”, disse Contarato.
A Comissão, criada esta semana, terá 180 dias de trabalho para acompanhar as ações, fiscalizando e apurando responsabilidades.
Confira:
Álbum da Reunião com vice-governador.
Álbum da agenda de sexta em Pernambuco.