O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), em entrevista à TV Senado sobre sobre o massacre em Suzano (SP), ocorrido nesta manhã (13)*, faz uma reflexão sobre o Estado ter a obrigação constitucional de oferecer segurança à população, mas não ser eficiente, querendo transferir essa responsabilidade à sociedade.
Na entrevista, o senador questiona: “O que o Poder Público está fazendo para garantir que a população tenha segurança e que tragédias dessa natureza não ocorram?”
Na opinião do senador, o Estado “está fazendo muito pouco”, “está lavando as mãos” e transferindo suas responsabilidades para a população na medida em que vem propor, por exemplo, a flexibilização de posse de armas. “Esse acesso às armas de fogo é o melhor caminho?”, pergunta, ainda.
Mais, cedo, Contarato manifestou-se, em suas redes sociais, em solidariedade às famílias das vítimas.
*Atualização em 01/08/2019: O Massacre de Suzano ocorreu em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil no município de Suzano, no estado de São Paulo. A dupla de atiradores Guilherme Taucci Monteiro e Luiz Henrique de Castro, ambos ex-alunos, mataram cinco estudantes e duas funcionárias da escola. Antes do ataque, num comércio próximo à escola, a dupla também matou o tio de um dos assassinos. Após o massacre, um dos atiradores matou o comparsa e em seguida cometeu suicídio.
Veja no YouTube da TV Senado a entrevista com o senador Contarato.