O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), senador Fabiano Contarato (Rede-ES), fez um pronunciamento nesta quarta-feira (16) cobrando mais atenção do Presidente da República para os nove Estados do Nordeste atingidos pelas manchas de óleo.
“Como pode? O presidente não se dignou a ir nem sequer a uma praia para ver o que está acontecendo. Estamos sem capitão no navio. Isso está me lembrando aquele caso da tragédia com o navio de cruzeiro Costa Concordia, na Itália, em janeiro de 2012, o triste episódio que matou 32 pessoas. Também, nós, teremos que gritar: “Vada a bordo, capitão! Vada a bordo, capitão!”. Ocupe-se disso, Presidente. Dê prioridade a isso, Presidente! O Governo tem de se ocupar de verdade da nossa costa, do nosso País. Soberania, sr. Presidente, não é uma palavra solta, é uma responsabilidade.”
Contarato, também, anunciou que a CMA promoverá, amanhã (17) uma audiência pública sobre esse tema. Ele informou que o colegiado enviou dois requerimentos de informações aos Ministérios de Meio Ambiente e de Minas e Energia, solicitando que ambos expliquem as ações concretas de cada pasta para conter o que ele considera uma devastação sem precedentes. De acordo com o balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já foram removidas 200 toneladas de petróleo das praias de 72 municípios nordestinos.