O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) esteve, nesta segunda-feira (17), com entidades e professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para debater a questão da poluição atmosférica na Grande Vitória, bem como as eventuais ações legislativas que poderão ser adotadas para resolução do problema.
Eraylton Moreschi, da ONG Juntos SOS Ambiental, abriu os trabalhos falando sobre a preocupação da sociedade com o tema. “Até os dias de hoje os órgãos ambientais se referem ao pó preto como ‘incômodo’, sendo que a OMS afirma que a poluição do ar mata 7 milhões de pessoas por ano no planeta. Só no Brasil são 50 mil vidas perdidas anualmente”.
O professor Neyval Costa Reis Junior, do Nucleo de Estudo da Qualidade do Ar, da Ufes, deu continuidade apresentando um relatório da qualidade do ar na Grande Vitória. Na análise, foram coletadas amostras do pó em diversos bairros dos municípios afetados. “É possível ver a grande contribuição industrial”, explicou o professor.
“A poluição é um problema do desenvolvimento econômico. Esse é um problema novo que o homem está convivendo: poluição da água, do solo e do ar. Numa cidade como Vitória, os registros de saúde mostram os impactos da poluição do ar e as doenças respiratórias, como a Asma”, ponderou o professor José Geraldo Mill, do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva.
Para Graciete de Souza, do Conselho Popular de Vitória, “essa foi uma manhã rica para nós da sociedade civil. Sou do bairro São Pedro, em Vitória, e a gente percebe a poluição e os impactos na nossa saúde, mas não temos acesso a materiais como esses apresentados”.
“Esse é um mandato participativo. Estou muito feliz por iniciar essa pauta dentro da Universidade e com participação da sociedade civil. O pó preto é um problema muito sério no dia a dia dos capixabas que moram na Grande Vitória. A pauta ambiental é do meu total interesse. Defender o meio ambiente é defender as vidas q estão por vir. Essa pauta ambiental não é bandeira do governo federal. Vivemos tempos difíceis. Vamos tomar as providências necessárias para jogar luz nesse problema para que possamos obter soluções. Me coloco à disposição de vocês. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal e, além disso, capixaba, estou preocupado com o tema. Vamos continuar debatendo e trabalhando”, destacou o senador Contarato.
Além da reunião realizada hoje, o senador Fabiano Contarato também fez solicitações aos órgãos competentes de fiscalização pedindo informações a respeito das ações propostas no cumprimento do Termo de Compromisso assinado entre as partes.
O encontro foi realizado em Vitória, na Ufes, com a participação das entidades: Juntos SOS Ambiental; Conselho Popular de Vitória; Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) e professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).