Na manhã deste sábado, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) participou da Marcha em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, em Cariacica. “Precisamos, além de combater o preconceito, promover direitos iguais”, disse o senador.
Contarato destacou que a ação foi realizada pela Ong Cariacica Down, que “realiza um belo trabalho no município, proporcionando a união das famílias de pessoas com Síndrome de Down”.
O tema do Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), neste ano, foi “Ninguém fica pra trás”, segundo disposto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável. Este é um plano global de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade.
A data foi celebrada com o objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down, que não é uma doença, mas uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia.
No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE.