Nesta sexta-feira (24), os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, e Carlos Viana (PSD-MG), acompanhados de autoridades do Estado de Minas Gerais na área do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Polícia Militar e da Defesa Civil estarão em diligência na região da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, Minas Gerais.
Lá, há risco iminente de rompimento da barragem de rejeitos da empresa Vale. Os senadores foram verificar tanto esses riscos quanto as iniciativas do Poder Público e da empresa Vale, visando minimizar os impactos.
O presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), explicou que é preciso que os parlamentares tenham uma conduta “proativa e de interlocução direta” do colegiado com o Executivo e todas as instituições interessadas no assunto.
Memória mais recente
O senador Fabiano Contarato propôs a convocação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, à Comissão de Meio Ambiente e, também, a diligência no Estado de Minas Gerais, região da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais. Ambos os requerimentos de Contarato foram aprovados pela Comissão, ontem (22/05).
Atualização: MPMG recebe comitiva do Senado.