A respeito do iminente rompimento da barragem da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), disse que, “ocorrendo o acidente, não deverá vitimar ninguém”.
Essa é uma expectativa em vista do sobrevoo que fez à região da mina, nesta manhã, e do acesso que teve ao plano de trabalho e ao organograma das autoridades públicas envolvidas na ação para a mitigação de danos ambientais bem como para a proteção de vidas. O senador parabenizou a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
Contarato estava acompanhado do senador mineiro Carlos Viana (PSD), durante a diligência. Os dois, também, fizeram visitas ao prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos, e ao procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, no Ministério Público de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Os senadores farão um relatório ao Senado Federal sobre o que viram e os trabalhos apresentados pelas autoridades empenhadas na operação toda.
Ao falar sobre a visita de hoje, em Minas Gerais, e como tem sido o trabalho da CMA para apurar as ações das autoridades envolvidas em assegurar mais proteção ao meio ambiente e à população, o senador lembra que, em momentos anteriores, faltou esse cuidado.
“Há décadas, o setor de mineração vem cometendo crimes contra a vida humana, contra o meio ambiente, contra o patrimônio público e o privado. Isso vem ocorrendo no país todo e, particularmente, no estado de Minas Gerais. Só para citar exemplos, houve: o vazamento de barragem de fabricação de celulose em Cataguazes (2003), o rompimento da barragem de mineração em Miraí (2007), o rompimento da barragem de Mariana (2015), e o rompimento da barragem de mineração da Vale em Brumadinho (este ano)”, diz Contarato. O senador que defende uma participação mais proativa do Senado Federal em relação à proteção do meio ambiente e da vida.
Veja o sobrevoo sobre a região da mina e comente no Instagram do senador.
Saiba mais em reportagem da Agência Senado Federal.