O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) anunciou, nesta terça-feira (27), seu novo Projeto de Resolução do Senado. Institui o Prêmio Chico Mendes do Senado Federal, visando agraciar os melhores trabalhos jornalísticos em defesa do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (Art. 225 da CF).
A inspiração para propor o prêmio foi reportagem do Fantástico, exibida pela TV Globo, no último domingo. Segue abaixo.
“Os repórteres estiveram no município mais desmatado do Brasil, flagraram queimadas e o transporte de madeira ilegal em plena área de proteção ambiental. Essa reportagem é um documento histórico. Jornalismo de qualidade! É tão importante que nos inspirou a apresentar um novo Projeto de Resolução, para o qual já peço o apoio dos senadores e senadoras, para instituirmos o Prêmio Chico Mendes”, explicou Contarato, em discurso no Plenário.
A premiação é concebida para acontecer, em junho, durante a programação do Junho Verde, outro Projeto de Resolução que o senador apresentou e que teve ampla adesão de parlamentares.
Contarato cobrou que seja votado o Projeto de Resolução do Junho Verde. A programação já aconteceu este ano, mas para o ano que vem e para os subsequentes, o senador quer aprovar o Projeto de Resolução. “Assim, se inscreverá para acontecer, anualmente, para ser um calendário permanente e à altura dos desafios dessa área”, afirma o senador.
Na proposta de Contarato, durante a programação do Junho Verde, o Prêmio Chico Mendes, a cada ano, agraciará três matérias jornalísticas, concorrendo conjuntamente tanto a mídia falada, quanto a escrita.
As indicações serão encaminhadas para a Comissão de Meio Ambiente (CMA), que divulgará, anualmente, as normas de inscrição. Um Conselho será instituído para escolha dos agraciados. Será uma premiação nos mesmos moldes do que ocorre com o Prêmio Bertha Lutz, no qual o Senado Federal reconhece, todos os anos, quem apoia a luta de direitos das mulheres.
Confira a fala do senador Contarato na íntegra.
Veja a reportagem do Fantástico.
Comente nas redes sociais do senador: Instagram. Facebook. Twitter.