O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) viajou a Foz do Iguaçu (PR), como presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, para, ao lado do presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Goura, sobrevoar o Parque Nacional e participar de atividades de uma agenda em prol da preservação do bioma.
Em suas redes sociais, Contarato, comentou que estava “discutindo o futuro do Parque Nacional frente à tentativa de reabertura da Estrada do Colono”. O senador apresentou na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal voto em contrário a essa iniciativa. No entanto, o PLC 61/2013 teve parecer favorável aprovado pela comissão e segue em tramitação na CMA. Contarato avocou a relatoria.
Segundo Contarato, o Parque Nacional é uma unidade de conservação que precisa de recursos para sua conservação e para melhores cuidados. “Temos de ter em conta que esse é um dos poucos locais de conservação de Mata Atlântica, no país, um bioma riquíssimo, mas muito atacado em caças predatórias, extração ilegal de palmito e de madeiras. Infelizmente, sofre com a ameaça de extinção de espécies, dentre elas a onça-pintada. Não podemos nos calar diante dessa situação! Tampouco, permitir a reabertura da Estrada do Colono”.
Após o sobrevoou sobre o Parque, o senador contatou que o traçado que já existiu dessa estrada está fechado pela mata. “Desapareceu”.
Confira mais informações e comente nas redes sociais do senador:
Agenda do dia 28/11:
Sobrevoo ao Parque Nacional
Agenda do dia 29/11:
Visita ao lado Argentino do Parque Nacional (Dia da Onça-Pintada)