Pesquisas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (ONU) apontam que o aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2), derivado da queima de combustíveis fósseis (petróleo e carvão), e o desmatamento aceleram o aquecimento global.
Esses levantamentos foram apresentados e debatidos na segunda audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores (CRE) e de Meio Ambiente (CMA) sobre o tema.
No encontro, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) frisou que “devemos seguir o sábio conselho da jovem sueca Greta Thunberg, aos 16 anos indicada para o Nobel da Paz: vamos ouvir os cientistas!”.
Contarato tem se debruçado no estudo e na elaboração de leis mais rígidas e que efetivamente sejam aplicadas para proteção e a conservação do meio ambiente.
“Estamos nos opondo à agenda de atraso e de desmonte das estruturas de governança socioambiental do país. O Brasil precisa caminhar junto com os países que avançam em pesquisas e ações para combater o aquecimento global e a mudança climática: prevenção e controle da poluição do ar, evolução tecnológica e renovação de fontes de energia, melhor planejamento urbano”, destacou.