O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) criticou a fala do Presidente da República por defender o trabalho infantil. Em transmissão, ao vivo, pelas redes sociais, nesta quinta-feira (4), o Presidente usou o próprio exemplo para dizer que “não foi prejudicado em nada” por ter colhido milho aos “nove, dez anos de idade” em uma fazenda de São Paulo.
O Presidente declarou, também, que “o trabalho dignifica o homem e a mulher, não interessa a idade”. Por fim, disse não apresentaria nenhum projeto de lei para descriminalizar a prática (do trabalho infantil) por saber que “seria massacrado”.
Contarato, ao Twitter, comentou: “O Estado, a sociedade e a família, juntos, devem assegurar às crianças direitos. A criança tem de ser criada com dignidade e respeito, longe de toda forma de abuso e de exploração.”
O senador lembrou que “os direitos das crianças estão na Constituição, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, ratificada pelo Brasil em 1990”. Considerou “inconcebível o Presidente violar mais essas previsões elementares em sua fala”.