Em ação inédita, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) propôs um pedido de impeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O ato teve adesão do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR). Também, o senador assinou, como advogado, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADO) pela omissão do Estado em relação ao desmatamento.
Contarato, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, destacou que Salles infringiu a Constituição ao alterar a governança do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), conselho que reúne representantes do governo e de ONGs para discutir as políticas ambientais no país, e que não puniu responsáveis por autorizar a exploração na área de proteção de Abrolhos, no sul da Bahia.
“Está havendo um verdadeiro desmonte na área ambiental. Nós temos que entender que essa medida extremada não surgiu da noite para o dia. Só eu, enquanto senador, já ajuizei oito ações em desfavor do Ministério do Meio Ambiente. Defender o meio ambiente é defender as vidas humanas que estão por vir”, ressalta.
Acesse e comente nas redes sociais do senador: Instagram. Facebook. Twitter.