Contarato vai à Amazônia para acompanhar investigação sobre caso Dom e Bruno

Por julho 1, 2022julho 6th, 2022Notícias

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e membro da comissão externa que apura o aumento da criminalidade no Norte do país esteve em no Vale do Javari (AM), na quinta-feira (30), para ouvir representantes das comunidades indígenas dos órgãos de investigação. Junto com demais parlamentares, Contarato acompanha o assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.

Essa foi a primeira visita oficial feita pela comitiva. Os parlamentares receberam documentos e ouviram relatos sobre as ameaças de violência que sofrem os indígenas, durante a reunião.

“É papel do Congresso dialogar com líderes indígenas, outras lideranças locais e autoridades públicas locais onde a violência ligada a diversos grupos criminosos vitima a população. O Estado precisa ser presente e dar resposta à sociedade”, observa Contarato.

A Comissão Temporária foi criada para investigar os possíveis motivos (e também os responsáveis) da morte a tiros de Dom Phillips e de Bruno Araújo, que desapareceram no dia 5 de junho na região. Os corpos foram encontrados na mata, no dia 15 de junho.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), que é vice-presidente do colegiado, substituiu o relator, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que apresentou sintomas de covid-19. Também participaram da visita os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Leila Barros (PDT-DF) e Eduardo Velloso (União-AC), além dos deputados Joenia Wapichana (Rede-RR), vice-presidente da comissão; Vivi Reis (Psol-PA), relatora do colegiado; João Daniel (PT-SE); Rodrigo Agostinho (PSB-SP); e Erika Kokay (PT-DF).

Com informações da Agência Senado.

Crédito das fotos: Ricardo Stuckert