CMA debate pagamento por serviços ambientais

Por março 3, 2020março 6th, 2020Notícias

Foi realizada na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, nesta terça-feira, a segunda audiência pública, de uma série de três previstas, para discutir o pagamento, que pode envolver dinheiro ou não, para ações que ajudem a conservar áreas de preservação. O ciclo de debates é para tratar sobre o projeto que cria a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais.

São considerados serviços ambientais as atividades individuais ou coletivas que favorecem a manutenção, a recuperação ou a melhoria dos ecossistemas — um complexo formado por plantas, animais, micro-organismos e minerais que interagem entre si para formar um ambiente específico. O texto prioriza o pagamento aos serviços ambientais oferecidos por comunidades tradicionais, povos indígenas e agricultores familiares.

A criação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) está prevista no PL 5.028/2019 que já foi aprovado na Câmara dos deputados. 

Para o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), presidente da CMA, “a possibilidade de instituir tal política é fundamental para garantir, finalmente, a valoração da floresta em pé e a premiação para aqueles que contribuem para a elevação do patamar de qualidade ambiental no Brasil. A relevância da matéria requer tratá-la com esmero”. Contarato é o autor do requerimento dos debates.

 

Com informações da Agência Senado

 

Fique por dentro, confira a matéria da TV Senado e/ou leia aqui.

 

Comente nas redes sociais do senador: Facebook.  Instagram.  Twitter.