Proposta de Contarato: Senado aprova criação do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito

Por maio 4, 2022Notícias

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (03), projeto de lei do senador Fabiano Contarato (PT-ES) instituindo o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito, a ser memorado, anualmente, no dia sete de maio. A matéria vai agora à Câmara dos Deputados.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, apenas no ano de 2016, foram registradas no país 37.345 mortes relacionadas a acidentes de trânsito. A proposta ainda ressalta que, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 600 mil pessoas ficam com sequelas permanentes em decorrência de acidentes de trânsito a cada ano.

Militante da causa do trânsito seguro, Contarato foi delegado de delitos de trânsito e diretor-geral do Detran no Espírito Santo. “Além da imensurável dor que os acidentes causam, estimativas apontam que os custos anuais associados a eles superam os R$ 52 bilhões. O impacto social dessa situação é calamitoso. Vivi de perto a desoladora situação das vítimas de acidentes de trânsito e de suas famílias, que tanto padecem frente ao sofrimento da perda de um ente querido”.

O senador defende a necessidade de promover conscientização pública sobre o tema, bem como amparar as famílias que sofrem com. Nesse sentido, sugeriu no Espírito Santo a já tradicional “Missa em Memória das Vítimas de Trânsito”, que ocorre anualmente desde 2006 em Vila Velha.

“A fim de manter viva a memória de todas as vítimas e de jamais abaixarmos o nível de alerta para a segurança no trânsito, instituir o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito estende a todo território nacional um ato simbólico que auxilie no amparo das famílias das vítimas”, assinala o senador.