O senador Fabiano Contarato anunciou nesta terça-feira (04), em reunião com o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Paulo Sergio de Paula Vargas, e demais lideranças da instituição, que vai solicitar, imediatamente, audiências públicas sobre a proposta do governo federal e de parlamentares capixabas de dividir a Ufes e criar uma nova Universidade no Sul do Estado.
“Vim de escola pública, sou professor, defendo a educação de qualidade e sempre serei favorável à criação de novas universidades. Porém, qualquer decisão exige responsabilidades política e orçamentária e estudos de viabilidade técnica, acadêmica e financeira. Fracionar a Ufes significa comprometer o já sacrificado orçamento da única universidade federal do Estado, e ainda por cima sem garantia de estrutura para uma eventual nova universidade. Não podemos ceder a tentações personalistas nas vésperas de eleições”, pondera o senador.
Contarato afirma ser necessário envolver a própria Ufes e a comunidade acadêmica na proposta, que tramita na Câmara dos Deputados. O senador vai pedir audiência pública na Comissão de Educação do Senado, bem como dialogar com a Comissão de Educação da Câmara sobre os riscos de retrocessos e de decisões equivocadas. “Também pedirei uma reunião com a bancada federal capixaba para debater os impactos desse projeto. Não podemos cair em tentações eleitoreiras e vender para a população algo que não será a realidade”, frisa o senador.