Numa vitória da saúde pública pela imunização dos brasileiros, o Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (03), Projeto de Lei (PL 4023/2020) com emenda do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) que garante vacina gratuita e universal contra a Covid-19.
Segundo a emenda (n° 32) ao texto, que segue agora para a Câmara dos Deputados, a vacinação contra a Covid-19 é direito de todos e dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, devendo abranger, de forma gratuita, a integralidade da população alvo brasileira, conferindo-se prioridade aos grupos mais vulneráveis, de acordo com parâmetros científicos estabelecidos em regulamento.
“Precisamos garantir a toda a população a vacinação contra a Covid-19. O acesso universal à saúde é um direito assegurado pela Constituição Federal, e não podemos permitir que a imunização da população se torne uma questão de mercado ou de padrão de renda. Tivemos uma grande conquista no Senado Federal, e vamos trabalhar para que a Câmara dos Deputados, que vai votar o projeto, mantenha a gratuidade e a universalidade da vacinação”, frisa Contarato.