O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) ingressou, nesta sexta-feira (05), com representação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), para que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal passem por auditoria e que se levante, imediatamente, o sigilo das informações sobre quanto gastam com publicidade e em quais veículos anunciam.
“Especificamente, queremos que os bancos divulguem a lista de sites nos quais fazem divulgações”, detalhou o senador Contarato.
“Essas não são informações estratégicas da atividade comercial. Ao contrário, são dados de total interesse da população brasileira, que sustenta esses bancos com seus impostos, e tem de saber como são realizados os seus gastos. Esse direito do povo é amparado no Art.37 da Constituição Federal”, pondera Contarato.
A partir desta representação, o TCU poderá avaliar e informar até que ponto normas e procedimentos dos bancos estão ajustados aos requisitos de publicidade e transparência, exigidos pela Constituição Federal e ordenamento legal.