A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado debateu, em audiência pública nesta terça-feira (05), o projeto de lei 5.189/2019, proposto pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) para instituir o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito.
“Os acidentes no sistema viário causam dezenas de milhares de mortes por ano no Brasil, com um enorme impacto social e nos custos da saúde pública. A data pretende manter viva a memória das vítimas e deixar um alerta para a segurança no trânsito”, explica Contarato, ao sugerir o dia sete de maio como uma homenagem.
Apoiando a iniciativa do senador, participaram do debate representantes da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, da ONG Trânsito Amigo, da Secretaria Nacional do Trânsito, do Observatório Nacional de Segurança Viária, da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego e do Detran do Espírito Santo, dentre outros.
Vale lembrar que, no dia 24 de setembro, o Senado também promoveu sessão especial para homenagear as vidas perdidas no trânsito. Com participação de especialistas e familiares de vítimas de acidentes, a sessão, proposta por Contarato, evidenciou a necessidade de ações do poder público e da sociedade para reduzir a impunidade dos maus condutores. O evento marcou a Semana Nacional do Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro.