Contarato viaja à Alemanha para tratar de temas do Meio Ambiente

Por junho 6, 2019fevereiro 28th, 2020Notícias

Conservação e proteção do meio ambiente, cidades inteligentes e proteção climática são algumas das experiências que o governo alemão está apresentando a parlamentares brasileiros.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, está em Berlim, na Alemanha, nesta semana. É uma missão oficial, com mais parlamentares brasileiros, para tratar de temas relacionados ao Meio Ambiente. O convite partiu do governo alemão, que está custeando todas as despesas.

A agenda tem sido intensa. Contarato já esteve com a ministra de Relações Exteriores, Antje Leendertse, e com a secretária-geral do Mercator Research Institut Global Commons and Climate Change, Brigitte Knopf. Encontrou, também, o chefe da diretoria de assuntos internacionais, Norbert Gorissen. Falaram sobre desenvolvimento urbano sustentável, cidades inteligentes e proteção climática.

O senador esteve, ainda, com representantes das Organizações não Governamentais (ONGs): WWF, KoBra, Germanwatch e Brot fur die Welt. Visitou a aldeia bioenergética de Bollewick, junto do prefeito Bertold Meyer. Na localidade, estão instaladas duas centrais de biogás e centrais fotovoltaicas geram 8,19 milhões de kWh/ano de eletricidade e mais de 6 milhões de kWh/ano de calor, que abastecem a população. A Alemanha faz uma grande mudança na sua matriz energética e lidera a Europa nesse movimento.

Além das reuniões, os parlamentares estão conhecendo experiências de conservação e proteção do meio ambiente, o desenvolvimento de cidades que cuidam melhor de questões como a geração de energia, o transporte e o trânsito, entre outros destaques.

No programa oficial, os parlamentares brasileiros foram ao parlamento alemão, conversar com a presidente da Comissão do Meio Ambiente, Sylvia Kotting-Uhl, e demais membros da comissão.

“Estamos interessados nas iniciativas implementadas pelo governo alemão em prol da sustentabilidade e desenvolvimento do meio ambiente. Como sabemos, no Brasil, instalou-se uma agenda de retrocessos e de desmonte do Ministério do Meio Ambiente, de políticas públicas, de negação das pesquisas científicas. Um cenário preocupante para o futuro do país. Queremos reverter isso: colocar o desenvolvimento e a conservação e proteção do meio ambiente em foco e promover um debate para avanços na geração de novos empregos, de respeito à vida e ao meio ambiente”, explica Contarato.

Junho Verde – Antes de viajar à Alemanha, Contarato lançou, com apoio de mais senadores, o Junho Verde, mês de conscientização das causas ambientalistas – um calendário de audiências públicas, em curso, e de sessão especial, realizada nesta quinta-feira (6) para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na presidência do Senado Federal, Contarato e um grupo de senadores entregaram o Projeto de Resolução (PRS 52/2019), propondo que o Junho Verde seja um esforço permanente da Casa, repetindo-se anualmente.

Ontem (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, propriamente, esse projeto, que ao final reuniu a assinatura de 35 parlamentares, foi aprovado pela CMA e segue, agora, à Mesa Diretora do Senado Federal.