Senado abre novas inscrições para servidores municipais e estaduais conhecerem o Sistema de Deliberação Remota

Por julho 8, 2020Notícias

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) – já utilizado pelos senadores – tem sido uma alternativa à paralisação das sessões presenciais para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo o Brasil. Por isso, o Interlegis está abrindo novas turmas para “Oficina à distância de SAPL-R”, nesta quinta-feira (09). Como pré-requisito, os servidores deverão ser preferencialmente colaboradores de casas que já utilizam o Sistema. Acesse aqui para fazer sua inscrição.

As oficinas à distância têm aproximadamente quatro horas de duração e o Interlegis também disponibilizou o Manual de Configuração e Utilização do SAPL-R, que pode ser acessado pelo site www.interlegis.leg.br.

Entre os meses de abril e junho, 330 servidores legislativos, de mais de 180 Câmaras Municipais, divididos em 40 turmas, já receberam orientações sobre a utilização da tecnologia.

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) foi disponibilizado, gratuitamente, pelo Interlegis para que as Câmaras Municipais de todo o país pudessem dar continuidade à votação de projetos importantes neste período de isolamento social, uma das medidas para a contenção da pandemia da Covid-19.

Oficinas

O Interlegis inaugurou, também, a Oficina de SAPL 3.1 na modalidade à distância. Com adaptações técnicas, o curso on-line segue a mesma proposta do presencial, e visa demonstrar os bons resultados desse sistema nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas que já o utilizam.

Nas aulas, o participante aprende a inserir dados da casa legislativa e de tudo o que envolve a rotina de debates e votações na legislatura, segundo o regimento interno; quórum, parlamentares, tipos e composições das comissões e seus cargos, cargos da Mesa Diretora, sessões legislativas, partidos políticos, entre outros.

As aulas para a terceira turma da Oficina de SAPL 3.1 começam no dia 13 de julho. Saiba mais aqui.

Sobre o Interlegis

Atualmente, o Interlegis possui convênio com Casas Legislativas de mais de quatro mil municípios brasileiros. Desde sua criação, em 1997, o Interlegis disponibiliza, gratuitamente, ferramentas para automatizar os serviços e a gestão nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o Portal Modelo e o domínio “.Leg.br” são alguns exemplos de tecnologias ofertadas.

O Interlegis realiza, ainda, oficinas presenciais que ensinam a utilizar as ferramentas tecnológicas fornecidas, além disso capacita os servidores e agentes públicos em outros temas de importância para as atividades legislativas, administrativas e jurídicas realizadas nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.

Com informações da Assessoria de Comunicação Interlegis.