Contarato propõe, e Senado debate desmatamento com movimento Ato pela Terra

Por março 9, 2022Notícias

A pedido dos senadores Fabiano Contarato (PT-ES) e Jaques Wagner (PT-BA), a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal realizou audiência pública, nesta quarta-feira (09), para debater o desmatamento e as queimadas na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica.

Participaram representantes do movimento nacional Ato pela Terra, que faz mobilização em Brasília para discutir a agenda ambiental tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo, reunindo diferentes atores da sociedade civil, entidades ambientalistas, movimentos sociais e artistas.

Contarato, durante a audiência, observou que o governo federal não foi capaz de solucionar o problema nos anos anteriores. Em 2019, o desmatamento atingiu mais de 10 mil quilômetros quadrados, num aumento de 34% em relação a 2018. Essa taxa foi a maior desde 2008. “Isso quer dizer que retrocedemos 11 anos na luta contra a devastação. Em 2020 a devastação da Amazônia cresceu 9,5%, passando de 11 mil km². No acumulado dos anos 2019 e 2020 essa elevação chegou a 47%, em comparação com 2018. É uma escalada assustadora, com enormes prejuízos para o meio ambiente e para a saúde da população”, argumentou.

Requerimentos

Na primeira parte dos trabalhos da Comissão, os senadores votaram requerimentos solicitando informações e a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e informações do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.