Contarato aciona MPF para que sejam apuradas denúncias de violência contra indígenas na Terra Yanomami

Por dezembro 12, 2022Notícias

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) entrou com representação no Ministério Público Federal, nesta segunda-feira (12), solicitando que sejam apuradas e tomadas as devidas providências em relação as denúncias recentes de violência contra indígenas na Terra Yanomami.

No meio da Amazônia, garimpeiros ilegais estão em ação promovendo a contaminação dos rios e a degradação da floresta, o que reflete diretamente na saúde dos indígenas, principalmente crianças, que enfrentam a desnutrição por conta da escassez de alimentos.

Fabiano Contarato, que é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos no Senado Federal e membro da mesa diretora do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), recebeu com bastante preocupação as denúncias divulgadas pela imprensa.

“É um cenário desesperador. Crianças doentes, desnutridas e sem atendimento médico! A degradação ambiental, a violência e a presença de intrusos são fatores que ameaçam gravemente a segurança e a manutenção dos modos de vida das comunidades indígenas. Não tenho dúvida: os indígenas estão sendo dizimados! Não é só pelos garimpeiros, mas pelo poder público! Não podemos nos calar! Queremos resposta concreta”, frisou Contarato.

No documento protocolado no MPF, o senador solicita que sejam tomadas providências urgentes, abrindo investigação para verificar as práticas de crimes em desfavor da maior reserva indígena do Brasil.

“Temos que estar ao lado desses povos gigantes. A barbárie contra os povos indígenas vem ocorrendo de forma sistemática nos últimos seis anos no Brasil. É preciso contribuir para a proteção das nossas populações indígenas, na forma do que garante a Constituição brasileira, que, infelizmente, tem sido desrespeitada pelas nossas autoridades”, critica Contarato.