O senador Fabiano Contarato presidiu, nesta terça-feira (13), no Senado Federal, uma sessão de debates temáticos para discutir as mudanças climáticas enfrentadas pelo Brasil e as propostas do país para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP 27).
No encontro, os participantes avaliaram as metas estabelecidas pela NDC (Contribuições Nacionalmente Determinadas na COP26) e como definir melhor os desafios para o estabelecimento das metas para a COP27.
“Recebemos especialistas e cientistas, a fim de consolidarmos os dados necessários para vencer os retrocessos ambientais que enfrentamos nos últimos anos. A pauta ambiental é de todos! Precisamos priorizar uma cultura de preservação e consumo sustentável, a fim de salvaguardar nosso bem mais precioso, a vida! A Terra é nosso único lar”, destacou Contarato.
Entre os convidados, participaram da sessão Tasso Azevedo, coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima e do projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil (MapBiomas); a advogada Caroline Prolo, especialista em mudanças climáticas e diretora-executiva da rede Laclima; e Mônica Sodré, diretora na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps).
A COP27 ocorrerá de 7 a 18 de novembro deste ano, em Sharm el Sheik, no Egito. A Conferência do Clima reunirá líderes de todas as nações e tratará dos compromissos voluntários criados por cada país signatário do Acordo de Paris, com o objetivo de colaborar com a meta global de redução de emissões de gases do efeito estufa.