O Senado Federal promoveu, nesta segunda-feira (20), uma Sessão Especial em homenagem aos 100 anos do grande Paulo Freire. O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que foi coautor do requerimento solicitando a celebração na Casa, prestigiou o evento.
“Sempre farei o possível para exaltar a grandiosidade desse educador e filósofo. Paulo Freire é patrono da educação brasileira e seus ensinamentos continuarão transformando vidas! Viva Paulo Freire!”, comemorou Contarato.
O educador e filósofo Paulo Freire completaria 100 anos ontem, dia 19 de setembro de 2021. Freire tornou-se conhecido a partir do início dos anos 1960. Ele desenvolveu um método de alfabetização de adultos baseado nos contextos e saberes de cada comunidade, respeitando as experiências de vida próprias do indivíduo. É o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em nível mundial.
A sessão especial contou com a presença ilustre de Ana Maria Araújo Freire, Dona Nita, doutora em educação e viúva de Paulo Freire, e do educador e filósofo Mario Sérgio Cortella.