“O que está acontecendo no Pantanal é uma tragédia anunciada”, diz Contarato

Por setembro 22, 2020Notícias

Presidente a Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) está exercendo o papel fiscalizador e de cobrança por soluções no combate às queimadas no Pantanal.

Partido do parlamentar, a Rede Sustentabilidade entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para exigir imediata ação do Executivo federal contra as queimadas na região. O senador também acionou o Procurador-Geral da República, que é fiscal da lei e representante dos interesses coletivos, para investigação da omissão do governo e pedindo envio de Forças Armadas imediatamente ao Pantanal.

Contarato destaca que o que está acontecendo na região é uma tragédia anunciada. O Brasil, com o Acordo de Paris, se comprometeu em reduzir em até 80% o desmatamento na Amazônia, mas a realidade mostra um quadro exatamente oposto.

“O desmatamento aumentou em 145% no período de janeiro a agosto de 2019. Consequentemente, altera-se o clima e aumenta o número de queimadas. Por isso, acionamos o Supremo Tribunal Federal para que o governo cumpra imediatamente medidas de mitigação, de redução de danos. Também representamos junto ao Procurador-Geral da República para que apure a responsabilidade pela omissão do governo federal nesse crime ambiental de proporção inimaginável. Não tenho dúvida de que defender o meio ambiente é defender as vidas humanas que ainda estão por vir”, afirma o senador.

Contarato também participa da Comissão Temporária Externa do Senado Federal criada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios na região.

Confira aqui o vídeo que o senador gravou sobre o tema: Instagram  Facebook  Twitter

Leia aqui o artigo do senador publicado no UOL.