Celebrando o Dia Nacional da Adoção, o Senado Federal realiza sessão especial, nesta quarta-feira (25), para entrega do Prêmio Adoção Tardia – Gesto Redobrado de Cidadania. De autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), a iniciativa incentiva a adoção de crianças e adolescentes.
“A data é um chamado à conscientização e à reflexão sobre a importância de adotar. O poder público precisa incentivar o trabalho de quem lida com uma das situações mais delicadas na vida em sociedade. O reconhecimento e a divulgação de tais trabalhos favorecem boas práticas nesse campo”, salienta Contarato.
A premiação
Conforme o Projeto de Resolução nº 35, de 2021, a honraria será entregue anualmente a cinco cidadãos ou instituições que estejam vinculados a ações voltadas à promoção da adoção tardia de crianças e adolescentes.
A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade e incentivar mais pessoas a adotar crianças com idade igual ou superior a três anos, crianças ou adolescentes com irmãos, com deficiência, doença crônica ou necessidades específicas de saúde.
Adoção tardia
Dados do Sistema Nacional de Adoção, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), revelam que, em março de 2022, haviam 32.982 pessoas interessadas em adotar e 3.769 crianças e adolescentes aptos para a adoção, sendo 101 no Espírito Santo.
A demora se deve, em larga medida, ao perfil majoritariamente pretendido pelos adotantes: crianças recém-nascidas, com um, dois ou três anos de idade. Os números do cadastro mostram que mais de 17 mil pessoas cadastradas querem crianças até quatro anos, 62,2% querem adotar apenas uma pessoa e 93,6% não aceitam pessoas com deficiência física e intelectual.
Por outro lado, somente 541 crianças aptas têm até quatro anos, menos da metade (46,82%) não possuem irmãos e 17,3% possuem algum tipo de deficiência.
Quanto mais avançada for a idade da criança ou adolescente, menor a aceitação por parte dos pretendentes. Por outro lado, quanto maior a idade, maior o número de crianças e adolescentes que estão prontos para serem adotados.
Serviço:
Sessão Especial e Prêmio Adoção Tardia – Gesto Redobrado de Cidadania
Data: 25 de maio (quarta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Youtube da Tv Senado