Contarato pedirá convocação do presidente do Banco Central para explicar contatos “informais” com banqueiro

Por outubro 26, 2021Notícias

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou, nesta terça-feira (26), um pedido de convocação do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para dar explicações, no Senado, sobre áudio vazado em que o presidente do Banco BTG Pactual afirma influenciar na política da taxa de juros no país. O requerimento será deliberado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado.

O BC é uma instituição reguladora do Sistema Financeiro Nacional, e as políticas monetária e de crédito afetam diretamente a rentabilidade de bancos de investimento. “Cobramos apuração imediata! Qualquer informação privilegiada pode transformar milhões em bilhões e, justo por isso, a relação entre suas autoridades e banqueiros deve seguir rígidos protocolos, devidamente documentados: não podem se dar em jantares, cafezinhos ou telefonemas escusos. Se a distância republicana não foi mantida por dentro do espírito público das autoridades, devemos apurar em quais circunstâncias se deram”, afirma o senador.

Se aprovado, o pedido obrigará o comparecimento e o depoimento conforme a verdade por parte do convocado, sob pena de crime de responsabilidade.