Nesta quarta-feira (10), na 26ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), junto com a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), apresentou um relatório com denúncias sobre o desmonte da política ambiental no Brasil.
Aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado, o documento mostra ações do governo de desmantelar as estruturas institucionais ambientais, com sucateamento de órgãos ambientais, supressão de participação da sociedade civil, redução de orçamento e de seu quadro de servidores. O relatório também faz uma série de recomendações ao Executivo e ao Legislativo para que o país tenha um desenvolvimento sustentável.
“Precisamos derrotar os retrocessos. O planeta está preocupado, o Brasil está preocupado, nós estamos preocupados com o desmonte que vem ocorrendo na área ambiental. Queremos reverter isso: colocar o desenvolvimento e a conservação e proteção do meio ambiente em foco e promover um debate para avanços na geração de novos empregos, de respeito à vida e ao meio ambiente. O Brasil tem obrigação, sob pena se sacrificar a vida e o futuro, em retomar os trilhos do desenvolvimento sustentável”, alerta Contarato.
Além da entrega do documento, Contarato também está participando de diversos debates sobre problemas e soluções ambientais do Brasil e do mundo com especialistas, pesquisadores e parlamentares. “Defender o meio ambiente é defender as vidas que estão por vir! Estamos debatendo compromissos, problemas e desafios do Brasil para a crise climática, uma urgência reconhecida mundialmente por governos e iniciativa privada. O Brasil precisa agir”, reforça.
A COP26 reúne líderes de 196 países, até o dia 12 de novembro, para avaliar o que foi feito desde o Acordo de Paris, marco nas negociações sobre o clima assinado por quase 200 países na COP21, em 2015.