Representando o Brasil junto com outros parlamentares, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) participa da LXXIX Sessão Ordinária do Parlamento do Mercosul, no Uruguai. O evento vai promover, nesta semana, reuniões para que sejam deliberadas e votadas propostas relacionadas a educação, direitos humanos, infraestrutura e assuntos econômicos.
Contarato é um dos membros do Parlamento do Mercosul, composto por deputados e senadores do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Venezuela.
“Quero agradecer a todos os parlamentares pelo recebimento no Parlamento do Mercosul. Jamais devemos perder a capacidade de indignação. Temos importantes pautas para debater nesses próximos dias, dentro de uma conjuntura regional que aproxima a América Latina. É nosso dever garantir o bem estar de todos e lutar contra todos os tipos de discriminação”, destacou Contarato.
Pautas em debate
Dentre as pautas em destaque, será debatida uma proposta que declara a agricultura familiar camponesa e indígena de interesse regional. A iniciativa busca implementar políticas públicas de agroecologia e promoção da igualdade de gênero, bem como o desenvolvimento sustentável e integral da mulher rural.
Também será debatida a Proposta de Declaração para que a Universidade Latino-Americana de Integração (Unila) continue os trabalhos para fortalecer os processos de integração em nível universitário com a contratação de docentes latino-americanos. Vale destacar que, na última Sessão Plenária, foi aprovada a criação da Escola de Governo Parlasur, que contará com o apoio da Unila, no âmbito do acordo de cooperação já estabelecido com este centro de estudos.
Além disso, vão ao Plenário vários projetos de importância regional, como os que visam à proteção e à restauração de bacias hidrográficas, a reconstrução de ferrovias inundadas e a implantação de ferrovias interoceânicas. Essas propostas estão enquadradas no trabalho constante na área de infraestrutura, que, nos últimos anos, são temas de diversos webinars e audiências públicas realiazdos para promover o intercâmbio de informação e diversos estudos.
Outro projeto a ser debatido é uma Proposta de Declaração na qual o Parlasul destaca a importância de promover a unidade dos povos e promover o nome “América Latina Unida” nos espaços públicos das populações que compõem estados membros e associados do Mercosul.
Transmissão ao vivo
As atividades podem ser acompanhadas no Canal do Parlamento Mercosul no Youtube: https://www.youtube.com/c/ParlamentodelMERCOSUR1