O senador Fabiano Contarato (PT-ES) enviou, nesta quarta-feira (14), ofícios ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, à Polícia Federal, à Polícia Militar, à Polícia Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, solicitando informações detalhadas sobre a atuação dos órgãos diante dos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília.
Contarato reforça que as instituições têm atribuições legais de zelar pela segurança da sociedade. “Tanto os atos antidemocráticos espalhados pelo país quanto as ações criminosas ocorridas na segunda-feira são de gravidade ímpar e merecem tratamento severo, nos termos da lei, pelas autoridades competentes. É preciso identificar e punir exemplarmente os criminosos”, destaca.
Dentre os questionamentos feitos pelo senador, estão: Quais medidas estão sendo tomadas pelos órgãos para a dispersão das manifestações antidemocráticas? Quem são as pessoas autuadas em flagrante? Por quais crimes tais pessoas foram autuadas? Houve pessoas feridas? Quais foram as avarias ao patrimônio público decorrentes das ações criminosas? Quais medidas estão sendo tomadas para que outras ações criminosas, como a que ocorreu na noite do dia 12 de dezembro, não mais ocorram?
No ofício, Contarato também reiterou que o seu mandato está à disposição para tratar dessa e de outras importantes matérias que protejam o Estado Democrático de Direito.