A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), o Projeto de Lei 3.472/2024, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que reconhece a Festa da Penha, realizada no Convento da Penha, em Vila Velha, como patrimônio cultural nacional.
O relatório favorável, elaborado pelo deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), foi aprovado pelos parlamentares e agora o texto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
“O projeto, já aprovado no Senado, fortalecerá a identidade cultural e religiosa do Espírito Santo, além de impulsionar a economia local, promovendo o nosso estado nacional e internacionalmente. Agradeço ao meu querido amigo, deputado Pastor Henrique Vieira, pelo relatório favorável”, destacou Contarato.
Atualmente, a Festa da Penha é o maior evento religioso do Espírito Santo e um dos mais antigos do Brasil. De acordo com a organização, cerca de 2,7 milhões de pessoas participaram das atividades da 455ª edição da festa, realizada entre os dias 20 e 28 de abril.