O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, participou, na manhã desta segunda-feira (29), do webinar “Propostas Globais para uma Recuperação Sustentável”.
O encontro foi promovido para discutir possíveis estratégias para uma recuperação sustentável em bases sociais, econômicas e ambientais da crise provocada pela pandemia da COVID-19.
Em sua participação, Contarato fez um desabafo sobre as dificuldades que o país atravessa em vista do “desmonte” que o governo federal tem promovido em relação à gestão do meio ambiente no país.
“O atual governo enfraquece os órgãos de fiscalização. Também, acabou com departamento de educação ambiental e com a secretaria de mudanças climáticas, disse Contarato.
Segundo o senador, o resultado disso e de mais ações desastrosas do atual governo nos trouxe “o aumento do número de queimadas em 145% na Amazônia. Mais um fato que ele citou: “o Brasil bateu um recorde histórico, em 2019, com autorização de 503 novos tipos de agrotóxicos”.
Infelizmente, destacou o senador que em um documento oficial do Senado Federal que ele apresentou na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP-25, ano passado, na Espanha, comprova o desmonte na área ambiental que estamos vivenciando no Brasil.
Em contraponto, para enfrentar as adversidades, o senador capixaba afirma que é preciso “arregaçar as mangas e trabalhar com propostas efetivamente globais”. Para Contarato, “é perfeitamente possível conciliar sustentabilidade e alavancar a economia, gerando emprego e renda”.
CONVITE: Contarato participou do webinar a convite da organização do evento, sob direção da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (CEPAL) e do senador Jaques Wagner, Presidente da Subcomissão do Grande Impulso para a Sustentabilidade do Senado Federal.