Contarato repudia discurso de Bolsonaro na ONU

Por setembro 22, 2020Notícias

O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Fabiano Contarato (Rede-ES), fez duras críticas repudiando o discurso do Presidente da República na Assembleia Geral das Nações Unidas, num momento em que o país sofre graves prejuízos ambientais e econômicos em decorrência de queimadas e desmatamento na Amazônia e no Pantanal.

“É inadmissível o Presidente do Brasil ocupar a tribuna da Organização das Nações Unidas para culpar índios e caboclos pelas queimadas, e, em contrapartida, saudar o agronegócio, que tem parcela responsabilidade pelo desmatamento. O presidente se portou da mesma forma como faz em suas lives para seus seguidores. Novamente, faz da mentira e da desinformação táticas para justificar o injustificável, tanto a sua desastrosa política ambiental, quanto a sua política ruinosa de gestão na pandemia do novo coronavírus. Esse comportamento traz como consequências o agravamento do isolamento global do Brasil e deterioração da imagem do país, refletindo no comércio internacional.”, frisa o senador.

Partido de Contarato, a Rede Sustentabilidade entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para exigir imediata ação do Executivo federal contra as queimadas no Pantanal. Também foi acionado, por meio de representação, o Procurador-Geral da República, como fiscal da lei e representante dos interesses coletivos, para investigação da omissão do governo e pedindo envio de Forças Armadas imediatamente ao Pantanal. “Não há tempo a perder. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, estou exercendo o papel fiscalizador e de cobrança por soluções”, afirma o parlamentar.