Luta Contarato: já está valendo lei mais rígida para motorista embriagado que matar no trânsito

Por abril 16, 2021Notícias

Entraram em vigor, no último dia 12 de abril, 57 novas regras no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dentre elas, a emenda de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) que determina prisão para o motorista embriagado que matar ou lesionar no sistema viário.

A nova lei garante cadeia de fato para motorista embriagado ou sob efeito de drogas, com pena de reclusão de 5 a 8 anos para o homicídio culposo e pena de reclusão de 2 a 5 anos no caso de lesão corporal grave ou gravíssima. Fica proibida a substituição da pena de prisão por penas restritivas de direitos, como pagamento de multa ou prestação de serviços à comunidade.

Para Contarato, essa regra mais dura é uma grande conquista para a sociedade brasileira. “Como delegado de delitos de trânsito por mais de dez anos e ex-diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), vivenciei de perto a dor de famílias que perderam entes queridos em acidentes no trânsito. Essa é uma importante vitória do nosso mandato e seguiremos trabalhando pela preservação da segurança nas rodovias e contra o enfraquecimento da lei, que aumenta a insegurança. A defesa da vida e de vias mais seguras é uma causa coletiva”.

Vale lembrar que, no Senado Federal, o senador Contarato já apresentou 11 projetos de lei para diminuir a impunidade no trânsito e assumiu 63 relatorias de matérias sobre o assunto.