Missa em memória das vítimas de trânsito completa 15 anos no ES

Por agosto 1, 2021outubro 21st, 2021Notícias

A tradicional Missa em Memória das Vítimas de Trânsito foi celebrada na manhã deste domingo (01), no Convento da Penha, em Vila Velha. Na ocasião, familiares participaram desse momento de oração, relembraram as tragédias e pediram mais rigor na punição dos culpados.

O frei Paulo Roberto Pereira, guardião do Convento da Penha, foi quem celebrou a missa e reforçou que esse é um momento para fortalecer a nossa fé e a certeza da vida eterna. “Hoje lembramos de todas as vítimas da imprudência, do descuido, do descaso, pessoas que tiveram suas vidas abreviadas pelos acidentes de trânsito. Senhor acolhe a todos, abraça a todos os que choram, traz do céu consolo e esperança. Nosso papel enquanto Igreja de Jesus Cristo, povo de Deus, é rezar e lutar pela promoção da vida reafirmando o pedido de paz. É preciso conscientizar a população para a reflexão da vida como dom e missão. São vidas humanas perdidas, interrompidas, histórias que precisam ser ressignificadas, precisamos falar de humanidade e acolhimento”.

Para o senador Contarato, a construção da paz no trânsito deve ser um objetivo comum a todos, por envolver a segurança e a vida das pessoas. “São mais de 40 mil mortos por ano de acidente de trânsito, mais de 400 mil mutilados, R$ 50 milhões em custos na Saúde e mais 70% do setor de ortopedia e traumatologia ocupados por vítimas desses acidentes. E quem paga essa conta? É a população que, infelizmente, no Brasil, em matéria de trânsito, tem como único condenado a família da vítima, que sofre pela dor da perda e a certeza da impunidade”, destacou.

Como delegado de delitos de trânsito por mais de dez anos e ex-diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), o senador Contarato vivenciou a dor de famílias que perderam entes queridos em acidentes. Para ele, o motorista que desrespeita a lei não pode ter a certeza de que nada acontecerá. No Senado Federal, Contarato já apresentou 11 projetos de lei para diminuir a impunidade no trânsito e assumiu 63 relatorias de matérias sobre o assunto.

“Já passou da hora de o motorista saber que seu comportamento errado não ficará impune. A construção de vias mais seguras depende da conscientização de todos. Seguiremos trabalhando pela preservação da segurança nas rodovias e contra o enfraquecimento da lei, que aumenta a insegurança. A defesa da vida e de vias mais seguras é uma causa coletiva e que deve ser fortalecida. O apoio da sociedade é fundamental nessa causa de interesse público, coletivo e imediato”, reforça o senador.

A celebração da missa tem como objetivo reunir pessoas em prol da solidariedade às famílias que foram vítimas da violência no trânsito e, também, marca o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, estabelecido no primeiro domingo de agosto, conforme a Lei Estadual nº 9.689/2011.

Confira aqui o vídeo com a missa na íntegra.