Contarato pede apuração do Conselho Nacional de Direitos Humanos no caso de homem negro humilhado em supermercado

Por agosto 10, 2021Notícias

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou, nesta terça-feira (10), denúncia no Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) para que seja apurado o caso do supermercado Assaí, de Limeira, São Paulo, em que um homem negro foi humilhado. Segundo relatos, ele foi injustamente acusado de furto e obrigado a se despir em frente dos demais clientes da loja.

Durante a sessão do Senado Federal, Contarato falou sobre o caso que reverbera o racismo estrutural da sociedade brasileira. “Há menos de um ano, especificamente em novembro de 2020, denunciamos nesta Casa a brutalidade do assassinato do Sr. João Alberto Silveira Freitas nas dependências do supermercado Carrefour, de Porto Alegre. Desta vez no supermercado Assaí, de Limeira, mais um homem negro foi humilhado. Casos como o de Limeira ocorrem diariamente, pois o racismo no Brasil é estrutural. Por isso, enquanto parlamentares, precisamos estar vigilantes e lutar incansavelmente pelo fim da discriminação racial e da desigualdade que assola nosso país”, destacou.

Contarato também relembrou que apresentou o Projeto nº 5245/2020, que determina a introdução de conteúdos relacionados a Direitos Humanos e combate ao racismo e outras formas de discriminação em cursos de capacitação de agentes de segurança pública e privada. Além disso, da sua relatoria do Projeto nº 5231/2020, do senador Paulo Paim, aprovado no Senado Federal, que também trata do tema. “É fundamental engajar agentes de segurança pública e privada na luta antirracista. São milhares de casos de racismo que acontecem rotineiramente pelo Brasil”, observa o senador.