Contarato recebe prêmio nacional por contribuição ao trânsito seguro

Por setembro 18, 2021Notícias

Delegado de delitos de trânsito por mais de dez anos e referência nacional na luta contra as mortes e a impunidade nas vias e estradas brasileiras, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) recebeu, neste sábado (18), no XIV Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego e III Congresso Brasileiro de Psicologia do Tráfego, no Rio de Janeiro, o Prêmio Reinier Rozestraten 2021. Trata-se da maior honraria concedida pela Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), como forma de reconhecimento às pessoas e instituições que se destacaram na área de psicologia de tráfego, prevenção de sinistros e preservação da vida.

“Defender um trânsito seguro é dever de todos nós. É uma honra receber um prêmio dentro de uma missão tão importante na minha vida. Seguiremos trabalhando pela segurança nas rodovias e contra o enfraquecimento da legislação, que aumenta a insegurança de motoristas e pedestres. Precisamos proteger a vida humana, e essa premiação nos dá ainda mais responsabilidade dentro do Congresso”, comemorou Contarato.

O evento abordou “novas ações legislativas para o avanço na segurança do trânsito”. Contarato reforçou sua luta por um trânsito mais seguro e defendeu que essa é uma pauta coletiva. “São mais de 40 mil mortos por ano de acidente de trânsito, mais de 400 mil mutilados, R$ 50 milhões em custos na Saúde e mais 70% do setor de ortopedia e traumatologia ocupados por vítimas desses acidentes. O trânsito em condições seguras é direito de todos e dever do Estado. Precisamos, sim, educar sobre o trânsito, mas não como forma de burlar as leis e cometer mais infrações. A defesa da vida é uma causa coletiva e que deve ser fortalecida. O apoio da sociedade é fundamental nessa causa de interesse público, coletivo e imediato”.

Como delegado de delitos de trânsito por mais de dez anos e ex-diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), o senador vivenciou a dor de famílias que perderam entes queridos em acidentes. Para ele, o motorista que desrespeita a lei não pode ter a certeza de que nada acontecerá.

“No Senado, estamos numa luta árdua contra a insegurança e a mortalidade no trânsito. Tivemos uma importante vitória, com a sanção da lei (Lei 14071/2020, artigo 312 B) cuja emenda de minha autoria determina prisão, após condenação, para o motorista embriagado que matar ou lesionar no trânsito. Acabou o sistema de penas alternativas. Essa regra mais dura é uma grande conquista para a sociedade brasileira”, destacou Contarato, que já apresentou 11 projetos de lei para diminuir a impunidade no trânsito e assumiu 63 relatorias de matérias sobre o assunto.

XIV Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego e III Congresso Brasileiro de Psicologia do Tráfego

O XIV Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego e III Congresso Brasileiro de Psicologia do Tráfego estão sendo promovidos pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), e pela Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), visando a formação continuada para médicos e psicólogos, agregando outros profissionais que atuam na área de trânsito, como advogados, gestores e entidades do setor de trânsito.

O senador Contarato participou do evento no debate sobre “novas ações legislativas para o avanço na segurança do trânsito”. A mesa também contou com a presença do deputado federal Luiz Antonio De Souza Teixeira Júnior, como mediador, além dos deputados federais Christiane Yared e Hugo Leal, como debatedores.