Projeto de Contarato condiciona habilitação para dirigir a curso sobre igualdade entre homens e mulheres

Por abril 19, 2021Notícias

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou projeto de lei que muda o Código de Trânsito Brasileiro para condicionar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação à realização de curso e de exame sobre a igualdade entre mulheres e homens no trânsito.

Com objetivo de reduzir a discriminação contra a mulher no trânsito e de combater a violência sexual dentro de veículos públicos ou de transporte privado, a formação de condutores deverá incluir, obrigatoriamente, curso de direção defensiva, de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito e de igualdade entre mulheres e homens no trânsito.

“No que tange ao preconceito quanto à condutora, há um senso comum por parte da sociedade brasileira no sentido de que mulheres dirigem mal. Por meio de frases feitas e sem qualquer reflexão, muitas pessoas não se atentam às estatísticas, que indicam que os homens são as pessoas que mais se envolvem em acidentes de trânsito no Brasil”, frisa o senador.

A Argentina, em março deste ano, estabeleceu política, elogiada por especialistas de trânsito, semelhante a este projeto.